O que visitar

 

O que visitar

Polo Museológico / Ruínas do Castelo de Salir

Localizado numa elevação destacada na paisagem, o Castelo de Salir desempenhou um papel importante na defesa do Algarve contra o avanço da conquista cristã como local estratégico para a defesa das cidades litorais, para além de proteger o núcleo rural aí implantado. Conquistado pelas tropas de D. Paio Peres Correia, em 1249, trata-se de uma edificação em taipa e em pedra, da qual ainda subsistem alguns vestígios,  entre os quais quatro torres bem conservadas. As escavações arqueológicas aí conduzidas por Helena Catarino entre 1987 e 1998 revelaram alguns vestígios relacionados com a conquista deste local e com a organização da povoação localizada no interior do castelo.

No Pólo Museológico de Salir podem ver-se estruturas  de habitações datadas do final da ocupação islâmica (séc. XII e XIII) e objetos recuperados durante os trabalhos arqueológicos, que deixam adivinhar o quotidiano da população que o habitou.

Ver no Mapa

Rocha da Pena

A Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena situa-se na Freguesias de Salir e Benafim, ocupando uma área de 637h na transição entre o Barrocal e a Serra algarvia. A altitude máxima é de 479m.
Ao longo dos anos, a rocha calcária tem sofrido uma lenta erosão química que originou a formação de fendas e grutas. A fauna e a flora são muito variadas, existindo mais de 500 espécies vegetais.
Nesta Paisagem Protegida Local existem cerca de 30 endemismos, dos quais é importante salientar o Narcissus calcicola, que é endémica de Portugal, e Bellevalia hackelli que é endémica do Barrocal Algarvio. Existem também 122 espécies de aves nesta área protegida, das quais se destaca a Águia de Bonelli, o Bufo Real e a Águia de Asa Redonda.
A nível de património histórico e construído ainda é possível ver um dos dois amuralhamentos que remontam à Idade do Ferro e serviam para defender os habitantes na zona onde se refugiavam no planalto. Existe também uma chaminé datada de 1827 e uma porta em arcada, ambas localizadas na Aldeia da Penina.

Ver no Mapa

Fontes Tradicionais

Salir tem uma riqueza patrimonial Infindável.

Click Aqui para descobrir todas as fontes existentes na Freguesia de Salir e sua localização. 

Cada fonte, uma história.

Pode também aceder ao mapa das fontes no separador "Freguesia - Percursos de Salir" 

 

 

Ver no Mapa